Bioimpedância

A avaliação da composição corporal tem se tornado um tópico de extrema importância na área médica, nutricional e de atividade física, devido à importante correlação entre os componentes do corpo, como o excesso de gordura corporal, com doenças crônico degenerativas. É um procedimento de alta velocidade no processamento das informações, não invasivo, prático, reprodutível, que estima além dos componentes corporais, a distribuição dos fluídos nos espaços intra e extracelulares, bem como a qualidade, tamanho e integridade celular.

O exame de bioimpedância avalia a composição corporal através de uma corrente elétrica que percorre o corpo de modo inofensivo. Essa corrente se move diferentemente através da massa magra e da gordura. A partir da resistência da corrente pelo corpo, do sexo, da idade e da altura, a composição corporal é calculada. Atualmente os equipamentos mais sofisticados possuem sistemas multifrequenciais e octapolares, tecnologias que aumentam muito a precisão do método.

A Clínica Dietrich conta com o equipamento de bioimpedância da linha InBody 370, um dos mais avançados modelos do segmento.

Veja abaixo as informações detalhadas que pode-se obter através da realização do exame de bioimpedância com o modelo InBody 370:

– Peso corpóreo;
– IMC (Índice de massa corpórea);
– Massa muscular esquelética;
– Massa de gordura corporal;
– Massa livre de gordura;
– Percentual de gordura corpórea;
– Água corporal total;
– Taxa de metabolismo basal;
– Relação de cintura-quadril;
– Controle de gordura;
– Controle de músculos;
– Análise segmentada de massa magra (quatro membros e tronco);
– Estimativa de gasto calórico por modalidade esportiva;
– Impedância de cada segmento;
– Pontuação fitness.

Dinamômetria

Este aparelho portátil avalia de forma prática e precisa a força de preensão palmar. De forma geral, os idosos que apresentam força de preensão manual reduzida são sedentários, possuem déficits de massa corporal, apresentam problemas de saúde e limitações funcionais em atividades que exigem a participação dos membros superiores e inferiores. Portanto, essa medida deixa de ser apenas uma simples medida da força da mão, limitada à avaliação do membro superior, e passa a apresentar outras implicações clínicas.

Os valores da força de preensão manual têm mostrado associação significativa com a incapacidade funcional: indivíduos com menores valores de força apresentaram menor velocidade de andar e risco duas vezes maior de incapacidade de autocuidado, sugerindo que a medida dessa variável na idade adulta pode servir como fator prognóstico de risco de incapacidade física na velhice. A incapacidade funcional exerce grande efeito negativo no bem-estar individual, gerando mais necessidade de assistência à saúde e cuidados por longos períodos.

Antropometria

A Nutrologia, assim como todas áreas médicas, se baseia na anamnese e exame físico, lançando mão eventualmente de exames laboratoriais para complemento do diagnóstico. Uma parte especial do exame físico da Nutrologia é a antropometria.

A antropometria é definida como o estudo das medidas de tamanho e proporções do corpo humano. As medidas antropométricas tais como peso, altura, circunferência de cintura, circunferência de quadril, circunferencial braquial, circunferência cervical, circunferência de panturrilha, dobras cutâneas (plicômetro), porcentagem de gordura corporal e cálculo do índice de massa corporal. Estas medidas são utilizadas para o diagnóstico do estado nutricional (desnutrição, excesso de peso e obesidade) e avaliação dos riscos de algumas doenças (diabetes mellitus, cardiopatias e hipertensão arterial sistêmica) em crianças, adultos, gestantes e idosos.

A antropometria não deve ser entendida como uma simples ação de pesar e medir, mas, sobretudo, como uma atitude de vigilância. Isso significa ter um olhar atento para o estado nutricional, permitindo uma ação precoce, quando constatada alguma alteração. Não se pode esquecer de que essas medidas irão subsidiar ações voltadas para a promoção e assistência à saúde tanto individual quanto coletivamente.

Fale Conosco
1
Precisando de Ajuda?
Olá seja bem-vindo(a) ao site
Clínica Dietrich de Medicina e Nutrologia 😊👋

Entre em contato pela WhatsApp no botão abaixo para saber mais sobre a clínica ou agendar sua consulta!