Síndrome Metabólica

Síndrome Metabólica corresponde a um conjunto de doenças cuja base é a resistência insulínica. Pela dificuldade de ação da insulina, decorrem as manifestações que podem fazer parte da síndrome.

Contempla um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam num indivíduo e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes. Não existe um único critério aceito universalmente para definir a Síndrome. Os dois mais aceitos são os da Organização Mundial de Saúde (OMS) e os do National Cholesterol Education Program (NCEP) – Estados Unidos da América e Canadá.

Porém o Brasil também dispõe do seu Consenso Brasileiro sobre Síndrome Metabólica, documento referendado por diversas entidades médicas.

Segundo os critérios brasileiros, a Síndrome Metabólica ocorre quando estão presentes três dos cinco critérios abaixo:

– Obesidade central – circunferência da cintura superior a 88 cm na mulher e 102 cm no homem;
– Hipertensão Arterial – pressão arterial sistólica >130 e/ou pressão arterial diastólica >85 mmHg;
– Glicemia alterada (glicemia >110 mg/dl) ou diagnóstico de Diabetes;
– Triglicerídeos >150 mg/dl;
– HDL colesterol <40 mg/dl em homens e <50 mg/dl em mulheres.

Fonte: Diretriz Brasileira de diagnóstico e tratamento da Síndrome Metabólica.