Notícias

14/06/22

Relação entre o consumo de refrigerantes e a doença hepática gordurosa não alcóolica

Em um estudo realizado pela Universidade de Barcelona, na Espanha, concluiu que uma dieta cheia de alimentos ricos em gordura não é capaz de sozinha, fazer o indivíduo desenvolver a popular esteatose hepática, ou a doença hepática gordurosa não alcoólica. Porém se a dieta incluir bebidas com frutose adicionada — como refrigerantes e sucos de caixinha – pode acelerar o surgimento do problema hepático.

Segundo os autores, o efeito da frutose em induzir a síntese de ácidos graxos no fígado é muito mais decisivo para o aparecimento da doença hepática do que a introdução de gordura no organismo por meio de alimentos.

Os cientistas chamam a atenção de que esse efeito só é observado quando a ingestão da frutose ocorre na forma líquida. Porque desta forma a absorção desse açúcar é mais rápida, alcançando de maneira massiva o fígado e produzindo essas alterações em seu metabolismo. Segundo os autores “Aparentemente, para o fígado, temos uma espécie de overdose de frutose quando tomamos essas bebidas industrializadas açucaradas”. E não há fígado que suporte uma “overdose” atrás de outra.

Fonte: ABESO

Fale Conosco
1
Precisando de Ajuda?
Olá seja bem-vindo(a) ao site
Clínica Dietrich de Medicina e Nutrologia 😊👋

Entre em contato pelo WhatsApp no botão abaixo para saber mais sobre a clínica ou agendar sua consulta!