15/12/21

O Índice de Massa Corporal na Adolescência

É o que conclui este grande estudo publicado este ano na respeitada revista médica The New England Journal of Medicine. Foram avaliados mais de 2.3 milhões de adolescente e acompanhados até a idade adulta, com seguimento de até 40 anos. A idade média dos adolescentes avaliados inicialmente foi de 17 anos e os principais desfechos clínicos avaliados na idade adulta foram: mortes de causa cardíaca (infarto do miocárdio), acidente vascular cerebral (AVC) e morte por todas as causas.

E os resultados sugerem que a partir dos percentis 75 para idade e sexo, ocorre um aumento progressivo das taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares e de morte por todas as causas, lembrando que percentil 75 ainda é considerado IMC normal, sendo ainda mais evidente o aumento de risco de mortalidade por causa cardiovascular nos percentis correspondentes a sobrepeso (>85) e obesidade (>95). Portanto os cuidados com a manutenção de um peso saudável devem se iniciar já nos primeiros anos de vida, com a introdução dos primeiros alimentos, sendo o hábito alimentar dos pais um fator determinante na qualidade da alimentação de seus filhos.

Fonte: N Engl J Med 2016; 374:2430-2440; June 23, 2016. Body-Mass Index in 2.3 Million Adolescents and Cardiovascular Death in Adulthood.