Notícias

17/01/23

O Açúcar e a sua contribuição para o aumento da pressão arterial

Atualmente no mundo as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade e a hipertensão arterial é o principal fator de risco. Controlar a pressão é essencial. Porém quando se fala em hipertensão arterial o sal é considerado o principal culpado. No tratamento, além do uso das medicações para reduzir a pressão, é recomentada uma dieta com redução do consumo de sódio.

As principais fontes de sódio na dieta são provenientes dos alimentos ultraprocessados. Acontece que estes alimentos são ricos em sal e açúcares adicionados. Porém segundo estudos e pesquisas recentes o sódio não é o maior vilão no aumento da pressão arterial. Na verdade, limitar drasticamente o sal pode aumentar as chances de desenvolver outros problemas cardíacos.

Evidências de estudos epidemiológicos em animais e humanos sugerem que a adição de açúcares, particularmente frutose, pode aumentar a pressão arterial, a frequência cardíaca e a demanda de oxigênio, e contribui para a inflamação, resistência à insulina e disfunção metabólica.

Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados pode ter menos a ver com sódio, e mais a ver com os carboidratos altamente refinados. Uma redução na ingestão de açúcares adicionados ajudaria a prevenir não só as taxas de pressão arterial, mas também transtornos mais amplos, relacionados a doenças cardiometabólicas.

Fonte: Open Heart The wrong white crystals: not salt but sugar as etiological in hypertension & cardiometabolic disease.

Fale Conosco
1
Precisando de Ajuda?
Olá seja bem-vindo(a) ao site
Clínica Dietrich de Medicina e Nutrologia 😊👋

Entre em contato pelo WhatsApp no botão abaixo para saber mais sobre a clínica ou agendar sua consulta!