04/02/23

Insônia é um dos fatores que dificultam o emagrecimento

A falta de sono prejudica não só nosso desempenho nas atividades cotidianas, no trabalho e nos estudos, como também pode desencadear sérios problemas de saúde tais como:

✅ Doenças cardiovasculares (arritmia);
✅ AVC (Acidente Vascular Cerebral);
✅ Doenças respiratórias (apneia do sono, asma);
✅ Doenças psiquiátricas (depressão, ansiedade);
✅ Obesidade;
✅ Diabetes;
✅ Baixa imunidade.

No caso do emagrecimento, a insônia atrapalha o tratamento, pois causa um desequilíbrio na produção de grelina e leptina. A leptina é o hormônio que, após comermos ou no intervalo entre uma refeição e outra, sinaliza para o cérebro que estamos satisfeitos.

Quando você não dorme bem à noite, existe a tendência de não sentir tanta saciedade durante o dia.

Quando você não descansa adequadamente, aumenta a produção de grelina, e temos a sensação de fome com maior frequência. Então, se você está tentando emagrecer ou lutando para perder o peso, mas tem dificuldade para se manter na dieta porque sente fome constantemente, essa pode ser a causa do problema.

A falta de sono também provoca a baixa do hormônio do crescimento chamado GH, que ajuda na quebra do tecido adiposo (ajuda na chamada lipólise). Além disso, se não dormimos bem não produzimos melatonina, um dos maiores antioxidantes naturais, que nos restaura, e pode levar o organismo a ter uma maior resistência à insulina, que representa um estrago para nossa saúde.

Quantidade e qualidade do sono são importantíssimas para equilibrar a produção desses hormônios e facilitar seu processo de emagrecimento.

Fonte: Journal of Occupational Medicine and Toxicology (Adaptado por Clínica Dietrich).