21/08/23

Gordura visceral é a mais perigosa, mas também a mais fácil de ser perdida

A gordura visceral se acumula na região da barriga, estando associada a vários riscos aumentados para diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, cânceres, resistência à insulina e inflamação com acúmulo de gordura em diversos órgãos como: fígado, pâncreas, artérias, coração e músculo. Já a gordura subcutânea, está presente em quadris e pernas e tende a ser protetora de doenças metabólicas.

Porém alguns estudos recentes, mostram que perdas de peso de 5% reduzem a gordura visceral em aproximadamente 15%, já um emagrecimento de 10% do peso, reduzem em 23% a gordura visceral e 15% de emagrecimento, reduzem em 30% a gordura visceral.

Como a gordura mais perigosa é reduzida mais rapidamente no processo de perda de peso, mesmo que ainda esteja “acima do peso”, boa parte dessa gordura restante será subcutânea, mostrando que uma redução de 5% do peso, já é importante para melhorar a sua qualidade de vida e reduzir o risco para diversas doenças relacionadas a obesidade.

Fontes: Magkos. Effects of moderarem and subsequent progressive WL on metabolic function and adipose biology in humans with obesity

Chait, Hartigh. Adipose Tissue Distribution, Inflammation and Its Metabolic Consequences, Including Diabetes and Cardiovascular Disease