Notícias

02/09/22

Até 2030, três em cada dez adultos podem se tornar obesos no Brasil

Até 2030, três em cada dez adultos podem se tornar obesos no Brasil. A previsão faz parte do artigo Time trends and projected obesity epidemic in Brazilian adults between 2006 and 2030, publicado em julho na Scientific Reports. Segundo pesquisadores da UFMG e de outras instituições brasileiras e internacionais desenvolveram o estudo.

A previsão é que até o final da década, 68,1% da população brasileira esteja com sobrepeso, 29,6% com obesidade e 9,3% com obesidade classes II e III. As mulheres, negros e outras etnias minoritárias, adultos de meia-idade, adultos com menos de 7 anos de escolaridade, residentes das capitais do Norte e Centro-Oeste, têm ainda mais chance de serem diagnosticados com obesidade até 2030.

A tendência é que a prevalência de obesidade classes II e III seja superior a 10% em 8 dos 27 estados do Brasil. No mundo segundo o World Obesity Atlas 2022 estimou recentemente que em 2030 uma em cada cinco mulheres e um em cada sete homens viverão com obesidade. A prevalência global projetada é estimada em 17,5% (aproximadamente, 1 bilhão de pessoas) para obesidade e 5,7% (333 milhões de pessoas) para obesidade classes II e III.

Fonte: adaptado do estudo “Estudo da UFMG estima que, até 2030, três em cada dez adultos podem se tornar obesos no Brasil” da Universidade Federal de Minas Gerais.

Fale Conosco
1
Precisando de Ajuda?
Olá seja bem-vindo(a) ao site
Clínica Dietrich de Medicina e Nutrologia 😊👋

Entre em contato pelo WhatsApp no botão abaixo para saber mais sobre a clínica ou agendar sua consulta!