30/08/23

Cirurgia bariátrica pode reduzir em 41% o risco de câncer em mulheres

A cirurgia bariátrica está associada a uma menor incidência de câncer de todos os tipos entre mulheres, além daqueles diretamente relacionados à obesidade. Além disso, a mortalidade pela doença foi significativamente menor em indivíduos do sexo feminino que fizeram o procedimento, diz um novo estudo da Obesity, a principal revista da The Obesity Society. Os resultados baseiam-se em dados registrados entre 1982 e 2019, de quase 22 mil pessoas.

Os resultados mostraram que o grupo submetido a cirurgia bariátrica teve um risco 25% menor de desenvolver qualquer tipo de câncer, em comparação com os sem cirurgia com IMC semelhante. Pacientes do sexo feminino que fizeram o procedimento tiveram uma redução de 41% na chance de desenvolver tumores associados à obesidade. No caso de homens, não foi verificada essa relação.

As reduções mais significativas no risco de câncer foram encontradas para os tumores de útero, ovário, cólon, mama na pré-menopausa e mama na pós-menopausa.

Fonte: The Obesity Society – Long-term cancer outcomes after bariatric surgery
Ted D. Adams, Huong Meeks, Alison Fraser, Lance E. Davidson, John Holmen, Michael Newman, Anna R. Ibele, Mary Playdon, Sheetal Hardikar, Nathan Richards, Steven C. Hunt, Jaewhan Kim 22 August 2023 https://doi.org/10.1002/oby.23812