Notícias

25/11/23

Na alimentação, os lácteos cumprem diversas funções. Os benefícios associados ao seu consumo em diferentes faixas etárias são relacionados à sua alta densidade nutricional, oferta de proteínas, cálcio e componentes com propriedades funcionais, e incluem: auxílio para correto crescimento e estrutura óssea na infância e adolescência, diminuição do risco de osteopenia e osteoporose, redução no risco de doenças crônicas (diabetes, obesidade), cardiovasculares, hipertensão e auxílio na prevenção de quadros de sarcopenia na senescência.

Fontes: Baseado no Relatório de Consenso 2023 realizado da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) sobre o consumo de leite de vaca pelo ser humano.

17/11/23

Um ensaio clínico, chamado de SELECT, revelou que a semaglutida (Wegovy), um medicamento antiobesidade, proporcionou uma redução consistente de cerca de 20% nos principais eventos cardiovasculares ao longo de aproximadamente três anos de acompanhamento em pacientes com doenças cardiovasculares, sobrepeso ou obesidade, mas sem diabetes mellitus, em comparação com o placebo.

O estudo, envolvendo 17.604 pacientes, demonstrou uma perda de peso média de 9,4% nos dois primeiros anos com semaglutida em comparação com 0,88% no grupo do placebo. O desfecho cardiovascular primário, composto por morte por causas cardiovasculares, infarto agudo do miocárdio não fatal ou acidente vascular cerebral não fatal, diminuiu significativamente. Embora a redução de 15% na morte de origem cardiovascular não tenha atingido significância estatística, outros desfechos, como insuficiência cardíaca e morte por todas as causas, apresentaram reduções de aproximadamente 20%.

O pesquisador Dr. A. Michael Lincoff, vice-presidente de pesquisa clínica no departamento de medicina cardiovascular da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, expressou entusiasmo pelos resultados, destacando a importância dessa abordagem para pacientes com sobrepeso ou obesidade e doenças cardiovasculares.

Fonte: Congresso Americano de Cardiologia 2023.

04/11/23

Levando em consideração que somos os únicos mamíferos que bebem leite após o desmame, podemos dizer que o leite de vaca é próprio para o consumo humano?

Sim. O leite de vaca não apenas é próprio para o consumo humano, que adquiriu esse hábito devido sua capacidade evolutiva e adaptativa, como também se configura em fonte relevante de proteínas, vitaminas e, especialmente, como o principal alimento fonte de cálcio.

Fontes: Baseado no Relatório de Consenso 2023 realizado da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) sobre o consumo de leite de vaca pelo ser humano.

03/10/23

A Anvisa aprovou a injeção semanal de semaglutida, na dose de 2,4mg, para tratar meninos e meninas acima de 12 anos com sobrepeso e obesidade.

Porém segundo o Departamento de Obesidade Infantil da ABESO, mesmo com a boa notícia são poucos os adolescentes com excesso de gordura corporal que conseguem bons resultados com o medicamento e uma dieta orientada é fundamental, assim como a prática de atividades físicas, para os bons resultados do tratamento. Segundo a médica e coordenadora do departamento Dra. Livia Lugarinho, a falta de assimilação da obesidade como uma doença, faz com que pessoas ainda estranhem o uso de medicamentos por adolescentes para controlar ou tratar essa condição.

A aprovação da semaglutida para adolescentes se baseou em dados de segurança e eficácia demonstrados no estudo STEP TEENS, em que 201 jovens foram randomizados: uma parte recebeu a medicação e a outra, injetou placebo, ao longo de 68 semanas. No grupo tratado com o agonista do receptor de GLP-1, houve uma diminuição média de 16,1% no percentil do IMC ao longo desse período, contra um aumento de 0,6% no grupo que recebeu placebo.

Fontes: ABESO (Associação Brasileira de Estudos Sobre a Obesidade e Síndrome Metabólica).

29/09/23

O consumo de leite caiu nos últimos anos no Brasil e no mundo, de acordo com estimativas da ABLV. Entre os motivos estão aumento da inflação e do preço dos produtos, mudanças de comportamento, além da circulação de desinformação.

A comunidade médica e científica acompanha atentamente as alterações dos hábitos alimentares dos brasileiros. Sendo que exclusão de um grupo pode impactar na saúde dos indivíduos a curto e longo prazo.

Benefícios para a saúde

Seu consumo traz diversos benefícios, auxiliando no crescimento e estrutura óssea na infância e adolescência, diminuindo o risco de osteopenia (perda de massa nos ossos) e osteoporose, reduzindo o risco de doenças crônicas como diabetes e obesidade, de problemas cardiovasculares e auxiliando na prevenção de quadros de sarcopenia (perda progressiva de massa muscular) com o envelhecimento.

Quem deve tomar?

O consumo de leite de vaca é indicado para crianças a partir de um ano de idade (na impossibilidade do aleitamento materno) e ao longo de toda a vida. Ofertando proteína e cálcio para os seres humanos.

Um copo de leite contém, aproximadamente, 244 mg de cálcio e 6,4 g de proteína, o equivale a mais de 10% da ingestão diária recomendada dos dois nutrientes para todas as faixas etárias.

Qual a relação entre leite de vaca e inflamação?

Não existem até o momento evidências científicas de que o produto e seus derivados sejam “inflamatórios”.

Pelo contrário, diversos estudos indicam que a ingestão de laticínios pode melhorar biomarcadores inflamatórios em adultos.

Leite não inflama a não ser em casos de pessoas alérgicas à proteína do leite, que é uma parcela pequena da população.

A intolerância à lactose

O consumo do leite de vaca não está associado a maior risco de desenvolvimento de intolerância à lactose. Esse é um problema real, que tem tratamento, costuma aparecer na fase adulta e não exige a exclusão da categoria do cardápio do paciente com intolerância, havendo medicamentos que auxiliam no controle da intolerância.

Fontes: Adaptado do posicionamento da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição).

15/09/23

Hoje é celebrado o Dia do Nutrólogo, médico especialista na área da nutrologia.

A nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso.

15 de setembro | Dia do Nutrólogo.

13/09/23

Um novo medicamento pode representar uma esperança no combate à obesidade, principalmente para quem tem dificuldade com as dietas restritivas.

Cientistas da Universidade de Massachusetts Amherst, nos Estados Unidos, conseguiram reduzir o colesterol e reverter a obesidade em camundongos, com um medicamento desenvolvido em laboratório em estudo foi publicado na revista científica PNAS Nexus.

Medicamento promissor para tratamento de obesidade

O remédio foi administrado diretamente no fígado de camundongos, por meio de um transportador de nanogel. A equipe de pesquisa afirma que o encapsulamento de medicamentos em nanogéis pode ser um método eficiente para tratar doenças semelhantes no futuro, como diabetes tipo 2, colesterol alto e doença hepática gordurosa, mantendo o metabolismo do fígado em equilíbrio.

Porém, os cientistas afirmaram que é preciso fazer mais pesquisas e estudos para comprovar a eficiência do medicamento e que ainda há um longo caminho para ser explorado antes de ser testado em humanos.

Mas a equipe está esperançosa com a descoberta. Os resultados são uma promessa para um tratamento seguro e eficaz em condições metabólicas como a obesidade.

Fonte: https://academic.oup.com/pnasnexus/article/2/8/pgad252/7249146

30/08/23

A cirurgia bariátrica está associada a uma menor incidência de câncer de todos os tipos entre mulheres, além daqueles diretamente relacionados à obesidade. Além disso, a mortalidade pela doença foi significativamente menor em indivíduos do sexo feminino que fizeram o procedimento, diz um novo estudo da Obesity, a principal revista da The Obesity Society. Os resultados baseiam-se em dados registrados entre 1982 e 2019, de quase 22 mil pessoas.

Os resultados mostraram que o grupo submetido a cirurgia bariátrica teve um risco 25% menor de desenvolver qualquer tipo de câncer, em comparação com os sem cirurgia com IMC semelhante. Pacientes do sexo feminino que fizeram o procedimento tiveram uma redução de 41% na chance de desenvolver tumores associados à obesidade. No caso de homens, não foi verificada essa relação.

As reduções mais significativas no risco de câncer foram encontradas para os tumores de útero, ovário, cólon, mama na pré-menopausa e mama na pós-menopausa.

Fonte: The Obesity Society – Long-term cancer outcomes after bariatric surgery
Ted D. Adams, Huong Meeks, Alison Fraser, Lance E. Davidson, John Holmen, Michael Newman, Anna R. Ibele, Mary Playdon, Sheetal Hardikar, Nathan Richards, Steven C. Hunt, Jaewhan Kim 22 August 2023 https://doi.org/10.1002/oby.23812

21/08/23

A gordura visceral se acumula na região da barriga, estando associada a vários riscos aumentados para diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, cânceres, resistência à insulina e inflamação com acúmulo de gordura em diversos órgãos como: fígado, pâncreas, artérias, coração e músculo. Já a gordura subcutânea, está presente em quadris e pernas e tende a ser protetora de doenças metabólicas.

Porém alguns estudos recentes, mostram que perdas de peso de 5% reduzem a gordura visceral em aproximadamente 15%, já um emagrecimento de 10% do peso, reduzem em 23% a gordura visceral e 15% de emagrecimento, reduzem em 30% a gordura visceral.

Como a gordura mais perigosa é reduzida mais rapidamente no processo de perda de peso, mesmo que ainda esteja “acima do peso”, boa parte dessa gordura restante será subcutânea, mostrando que uma redução de 5% do peso, já é importante para melhorar a sua qualidade de vida e reduzir o risco para diversas doenças relacionadas a obesidade.

Fontes: Magkos. Effects of moderarem and subsequent progressive WL on metabolic function and adipose biology in humans with obesity

Chait, Hartigh. Adipose Tissue Distribution, Inflammation and Its Metabolic Consequences, Including Diabetes and Cardiovascular Disease

12/08/23

A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, divulgou nesta semana que o medicamento Wegovy (semaglutida 2,4 mg), fármaco usado para o tratamento de obesidade, é capaz de reduzir em 20% o risco de eventos cardiovasculares graves, como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e morte cardiovascular por um período de até cinco anos.

Os dados são de um estudo iniciado em 2018 com 17,6 mil pacientes com mais de 45 anos e sobrepeso ou obesidade, além de doença cardiovascular estabelecida, mas sem diagnóstico de diabetes.

Os resultados são considerados muito positivos, já que as pessoas que vivem com obesidade têm um risco aumentado de doença cardiovascular, mas, até o momento, não havia medicamentos aprovados para controle de peso que comprovadamente proporcionem um controle de peso eficaz e, ao mesmo tempo, reduzam o risco de ataque cardíaco, derrame ou morte cardiovascular.

Já o Wegovy (semaglutida 2,4 mg), medicamento desenvolvido pela Novo Nordisk, foi aprovado pela ANVISA para o tratamento da obesidade e estará disponível no Brasil em 2024.

Fonte: Revista Abril Veja Saúde – 08/08/2023.

Fale Conosco
1
Precisando de Ajuda?
Olá seja bem-vindo(a) ao site
Clínica Dietrich de Medicina e Nutrologia 😊👋

Entre em contato pelo WhatsApp no botão abaixo para saber mais sobre a clínica ou agendar sua consulta!