Nutrologia Clínica

O agente de estudo da Nutrologia é o nutriente, que pode estar na forma de Macronutrientes (Carboidratos, Gorduras, Proteínas) ou Micronutrientes (Vitaminas, Minerais). Portanto, a Nutrologia está ligada à alimentação, aos alimentos e seus nutrientes, à ingestão, digestão, absorção, metabolismo e utilização orgânica dos mesmos na saúde e na doença.

A Nutrologia atua de forma direta ou complementar a outras especialidades médicas (endocrinologia, cardiologia, pneumologia, nefrologia, gastroenterologia, geriatria, oncologia, psiquiatria) e outros profissionais da saúde (enfermeiros, educadores físicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos) em uma série de patologias. Sendo as principais:

– Hipertensão Arterial;
– Diabetes Mellitus;
– Dislipidemia;
– Obesidade;
– Hepatopatias;
– Cardiopatias;
– Neoplasias;
– Alergias como Rinite e Dermatite;
– Intolerâncias alimentares;
– Desnutrição do Idoso;
– Insuficiência Renal e demais Nefropatias;
– Desnutrição Energético Proteico;
– Síndromes de Má Absorção (síndrome do intestino curto, doenças inflamatórias intestinais, gastroenterectomias,
doença celíaca e sensibilidade ao glúten);
– Transtornos Alimentares (anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno periódico de compulsão alimentar);
– Distúrbios de Micronutrientes (hipovitaminoses e distúrbios de minerais).

O fortalecimento da Nutrologia como ciência médica contribui para melhorar a vida das pessoas, disseminando o conhecimento científico sobre o fundamental papel dos alimentos para a conquista da saúde e do bem-estar, o que torna a função do Nutrólogo de excepcional valia e larga amplitude nas várias áreas abrangidas por esta especialidade.